5 de setembro de 2013

A chegada do bebê em casa!

Olá Marquesinhas!

Depois de dois dias de hospital, não tem nada melhor do que voltar pra casa com seu bebê no colo, nao é mesmo?

Preparem-se, agora é conosco mamães, sem enfermeiras ou médicos pra ajudar...  Pra quem pode contar com amigas, mãe, sogra, cunhada, eu aconselho usar toda ajuda que te for oferecida.

Pra mim algumas dicas foram preciosas e quero compartilhar aqui no blog:


- Limite o número de visitas: nos primeiros dias tudo que precisamos é de descanso. Se puder converse com os amigos e parentes e peça para que as visitas venham depois da primeira semana. Nos primeiros dias o ideal é que somente pais e amigos bem póximos venham visitar.

- Procure ter em casa sempre algo pronto para oferecer às visitas: suco, café, chá e biscoitinhos já está ótimo, porque apesar de tudo, anfitriã é anfitriã em qualquer situação.

- Agende o pediatra de sua confiança o quanto antes:o ideal é que a primeira visita ao pediatra aconteça entre os primeiros 7 a 10 dias de vida e alguns pediatras tem a agenda bem concorrida.

- Procure descansar: eu sei, é fácil falar, mas procure dormir ou simplesmente relaxar sempre que o bebê dormir. Este descanso é necessário  para sua recuperação, para amamentação e, principalmente, para que você esteja disposta para cuidar do seu bebê e, no meu caso, também dar atenção à minha Marquesinha de 2 anos.

- Alimente-se bem! Nada de pensar em emagrecer neste comecinho, você precisa estar bem alimentada para ter energia, pra quem tem mais de um filho ,então, nem se fala! Você tem que dar conta dos dois, não vejo opção!

- Delegue as atividades: converse com as pessoas que poderão te ajudar, mãe, sogra, amiga. Veja onde cada uma poderá te dar suporte nas tarefas do dia a dia e passe o bastão.

- O papai é seu braço direito nos cuidados com o bebê, deixe-o participar:  não tenha medo, confie na capacidade dele, existem muitas atividades nas quais ele poderá te ajudar: trocar fralda, colocar o bebê pra arrotar, dar banho e no caso de dois filhos, agora mais do que nunca a ajuda dele é essencial nos cuidados do mais velho já que a mamãe estará focada no bebê.

- Não "pire" com a amamentação: eu descobri porque existem tantas campanhas de incentivo a amamentação. É porque não amamentar não é tarefa fácil, não mesmo, mas este assunto fica para o próximo post.

- Cuide de si mesma: lembre-se que  além de mãe, profissional, esposa, você é mulher e linda! Dê-se ao direito de se cuidar, aproveite o tempo que as avós, o papai e as tias estão com o bebê e corra pro banho, use seus cremes, lave seu cabelo, faça uma escova, enfim, permita a si mesma sentir-se linda!

É isso queridas, espero que estas pequenas dicas ajudem as mamães recém chegadas a esta nova e maravilhosa etapa da vida!
 

Um beijo,

Karina

Um comentário: